Início / Destaque / Seja amigo, não se corrompa

Seja amigo, não se corrompa

Em um breve ensaio, Jorge Luis Borges citava o que é o Paraíso segundo um pensamento de Arthur Shopenhauer. Nele, Borges cita uma história onde o filósofo alemão encontrou Jesus Cristo durante um sonho e o Messias apontou o significado de Inferno e Paraíso: espaços separados por afinidade e conhecimento. Ou seja. Paraíso é aquele lugar onde as pessoas mais esclarecidas e amantes da sabedoria estão situadas e nesse local continuam compartilhando vivências e conhecimentos que tiveram em vida. E o Inferno? O local onde estão aquelas almas em estado puro, aquelas almas que decidiram colocar a paixão na frente da razão e o conhecimento. Assim um artista dialoga com um artista, um pensador dialoga com outro, um assassino com um assassino, e por ai vai.

Acredito que um dos fins da vida é a busca da Verdade através do conhecimento tentando nos aproximar de indivíduos que tem pensamentos, valores, objetivos e comportamentos parecidos com os nossos. Nesse sentido, amigo é aquele que ama e rejeita as mesmas coisas.

Não encontrar esses Amigos pode significar em uma associação corrupta onde o camarada seja obrigado a ingressar em grupos que oferecem apoio e amizade em troca da sua essência. Grupos que exigem que você desista dos seus valores, objetivos, pensamentos e atitudes em troca de alguns minutos de carinho não valem a pena.

 

.

16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

18 Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

2 Coríntios 4:16-18

Sobre Mathias Jaimes

Leia Também

Lula se mostrou nervoso e violento no RJ: ameaças e ataques ao TRF 4

A quase uma semana de ser julgado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da ...

Deixe uma resposta