Salvador ganha Biblioteca Edgar Santos renovada e modernizada

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Um tradicional espaço de leitura e pesquisa em Salvador passa a contar com um ambiente mais confortável, moderno e conectado com a era da informação digital. A Biblioteca Edgar Santos, na Ribeira, foi reinaugurada nesta quinta-feira (26) e a cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto e de familiares do homenageado, dentre eles o ex-governador Roberto Santos, além da primeira diretora do equipamento, Ceci Ramos, secretários e demais autoridades municipais, líderes comunitários, moradores da região e imprensa.

A reabertura do espaço ocorre após dez meses de reformas que tornaram a estrutura mais moderna e totalmente adaptada aos requisitos de acessibilidade recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dono de um dos maiores acervos literários da capital baiana, a estrutura conta, atualmente, com cerca de 19 mil livros de gêneros variados, a maioria de grandes autores brasileiros. Gerenciada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Crédito: Valter Pontes/Secom/PMS

No discurso, o prefeito ACM Neto lembrou que, desde 2013, estão sendo realizadas ações transformadoras na cultura de Salvador, com uma gestão qualificada, técnica e inteligente. Dentre elas está a reforma da biblioteca, realizada pela importância do equipamento para a comunidade. “Entendemos a leitura como o principal instrumento para o aprendizado e conhecimento. A partir de agora, a biblioteca passa a contar com acessibilidade, infocentro e Wi-Fi, para que as pessoas possam também ter acesso às informações pela internet. Este é mais um passo importante para resgatar o hábito e a valorização da leitura”, pontua.

O legado do acadêmico e político que contribuiu enormemente para o desenvolvimento de Salvador – dentre as realizações está a criação da Universidade Federal da Bahia (UFBa) – também foi lembrado na ocasião. “Em plena época da Segunda Guerra Mundial, Edgar Santos trouxe representantes da cultura e da arte do mundo inteiro para a cidade, nomes que depois se tornaram baianos e que contribuíram para a dança, música, artes, enfim, todo um conjunto de conhecimento. Ele também nunca deixou de lado a Biblioteconomia, tendo criado a primeira escola dentro da UFBa. Estamos muito felizes em ver a Prefeitura aproveitar as oportunidades e investir em um equipamento como este aqui na Ribeira”, ressalta Roberto Santos.

Ambientes – Inaugurado em agosto de 1978, o espaço, cuja área é de aproximadamente 1 mil m², possui importante vínculo com a comunidade da Península Itapagipana, que utiliza suas dependências para pesquisas e trabalhos escolares. As adaptações realizadas abrangem banheiros mais seguros, mobiliário sustentável, formado por carreteis e paletes reutilizados, acessibilidade digital e sistema de internet Wi-Fi. Além disso, todo o paisagismo da estrutura foi refeito, com destaque para o jardim de entrada e um painel doado pela artista plástica Luiza Olivetto.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Com a reinauguração, a ideia é que a biblioteca seja utilizada ainda como centro irradiador de conhecimento para outros bairros e praças nas imediações, com a promoção constante de eventos externos, como exposições, contos cantados e oficinas de arte e literatura. Em homenagem ao Mês das Crianças, na semana de reabertura, serão desenvolvidas atividades voltadas para o público infanto-juvenil, chamando atenção para a inclusão social, sustentabilidade, acessibilidade nos espaços culturais e trabalho em equipe.

“Decidimos criar, neste período de inatividade, o programa Caminhos da Leitura, que consiste em levar as ações que normalmente seriam realizadas no espaço para fora dos muros, levando o conhecimento ao alcance de crianças e adolescentes de outros bairros de Salvador. Na parte física, oferecemos mais espaço aos visitantes, com a inserção de paredes de vidro em uma das alas, por exemplo. Para esta nova etapa, o conteúdo da biblioteca foi acrescido de mais 500 títulos novos, com foco na atualidade, de forma a ampliar o conhecimento em gastronomia, moda, turismo, dentre outros”, explica a gerente de Bibliotecas da FGM, Jane Palma.

Caminhos da Leitura – Durante a reforma do espaço, a Fundação lançou mão do programa Caminhos da Leitura, uma série de atividades de incentivo ao hábito de ler, promovidas pela Prefeitura, e que corre os bairros da Ribeira, Cajazeiras e Liberdade durante todo o mês de outubro. As atividades ocorrem ainda em praças públicas, acontecendo sempre no final de cada mês. Na Ribeira, as ações foram realizadas no final de linha do bairro. Em Cajazeiras, a escolhida foi a praça do final de linha da Fazenda Grande II, e o Plano Inclinado Gonçalves foi o escolhido para receber o projeto na Liberdade.

Fonte: Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Uso de tecnologia avançada e aeronaves no Micareta de Feira de Santana

A Micareta de Feira de Santana estreou com novidades significativas em segurança, conforme destacado pelo …

Verified by MonsterInsights