Praça em Stella Maris recebe pomar urbano com 105 mudas frutíferas

Foto: Divulgação/Secom/PMS

A Praça Guaratuba, em Stella Maris, foi beneficiada com uma ação de plantio de árvores frutíferas no mais novo pomar urbano introduzido pela Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis). Moradores da região e profissionais do órgão plantaram na sexta-feira (28), 105 mudas, como espécies de pés de goiaba, jaca, manga, acerola, caju, carambola, graviola, entre outras. Denominada de Caravana da Mata Atlântica, a iniciativa busca promover a participação da comunidade no plantio e na preservação da natureza. Já é o segundo pomar urbano implementado pela Secis neste mês.

A professora Deise Lima, 55 anos, mora em Stella Maris há quase um ano. Ela, que costuma visitar diariamente a Praça Guaratuba, enxerga a ação essencial para promover o bem-estar dos frequentadores do local. “A gente precisa plantar mais. É sempre bom ter mais verde. Essas árvores em breve vão nos trazer sombra e melhorar a qualidade do nosso ar”, disse. O empresário Artur Calari, 61, foi outro morador da região a botar a mão na terra para plantar as mudas frutíferas. Ele afirma que participar ativamente de ações de plantio faz parte de sua rotina de vida. “Já plantei mais de 20 árvores, mas é muito pouco para o que eu gostaria”.

Todas as 105 mudas do pomar urbano foram georreferenciadas, ou seja, cada árvore teve a sua localização identificada de maneira precisa através de coordenadas geográficas, assim como também o nome de quem plantou, a data em que o plantio foi realizado e a espécie do vegetal. As informações serão lançadas em breve e estarão disponíveis para o cidadão no site minhaarvore.salvador.ba.gov.br, que funciona em modo experimental.

Os moradores de Salvador podem também enviar fotos e a localização de árvores plantadas por eles ou por outras pessoas para a Secis fazer o georreferenciamento. As informações podem ser enviadas pelo WhatsApp 98549-8453. O objetivo é identificar, de forma prática, com a ajuda da população, as árvores plantadas na cidade, facilitando o mapeamento e incentivando o cuidado com a vegetação.

Outros pomares – Neste sábado (29), a partir das 9h, mais 15 árvores frutíferas serão plantadas na cidade, dessa vez na Rua Francisco Pereira Coutinho, no bairro do Imbuí, dentro do evento “Ação Comunidade”. A mobilização será com moradores do entorno e integra o stand da Secis, “Sala Verde Itinerante”, que contará também com a exibição de filmes educativos e distribuição de materiais e publicações pedagógicas a fim de democratizar o acesso às informações sobre sustentabilidade.

No início do mês, o primeiro pomar de Salvador foi criado na Estrada do Curralinho, no Stiep. Sucatas, lixo e entulhos deram lugar a 55 mudas de árvores frutíferas, como goiabeira, jenipapeiro, jaqueira, entre outras. A intervenção foi solicitada por moradores de um condomínio próximo ao local e contou com o apoio de diversos órgãos da Prefeitura.

Fonte: Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a Dengue

Nesta quinta-feira (18), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária elegível para …

Verified by MonsterInsights