Operação Praia Limpa realiza mobilização no Porto da Barra

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

O calorão e o céu limpo foram a combinação ideal para lotar de banhistas o Porto da Barra neste sábado (13). E para conscientizar esses banhistas que garantiram um bronze e um banho de mar nesta manhã, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realizou a Operação Praia Limpa, em parceria com a organização Fundo Limpo e o Projeto Tamar.

Equipes da Limpurb espalhadas pelo calçadão e na faixa da areia conscientizaram os banhistas sobre o descarte correto de resíduos na praia. Enquanto isso, uma equipe de mergulhadores da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, do projeto Fundo Limpo, retirou resíduos do fundo do mar. A ação contou ainda com soltura de tartarugas do Projeto Tamar, lembrando a importância da preservação da vida marinha.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

“A onda é essa: preservar. Praia boa é praia limpa. Esse é o segundo ano que a Limpurb realiza essa ação junto aos banhistas, mas nossa conscientização acontece também com os comerciantes da área para que eles cuidem dos resíduos gerados, o que melhora a saúde da população e diminui o risco ambiental causado pelo lixo”, explica o presidente da Limpurb, Kaio Moraes.

O presidente da Limpurb destacou ainda que as praias com maior volume de resíduos gerados são Porto da Barra – que recebeu o projeto neste sábado -, Piatã, Itapuã, Cantagalo, São Tomé de Paripe e Ribeira. “A palavra convence e o exemplo arrasta, por isso essa ação acontece em todas as praias da nossa cidade, às sextas, sábados e domingos do verão”, acrescenta Moraes.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Neste sábado, a atividade do Fundo Limpo aconteceu do Porto à praia localizada nas imediações do Yacht Clube. “Geralmente, os materiais mais encontramos são latinhas de bebidas, pneus, canudos e muito plástico, que é prejudicial por causa da interação com os animais”, alerta a mergulhadora Fernanda Fernandes. Uma equipe de bombeiros civis também estava no local com material demonstrativo e tirando dúvidas da população sobre primeiros socorros.

Frequentadora da praia do Porto da Barra, a assistente social Lara Silvério, 35 anos, destacou a importância da iniciativa para a manutenção da limpeza da cidade. “As pessoas têm que entender o quanto o lixo nos locais inadequados é prejudicial, mesmo se jogado na areia, pois a maré enche e ele acaba indo para o mar. É um trabalho lento, mas o resultado é ótimo”, conclui.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Itapuã recebe a Operação Praia Limpa neste domingo (14). As praias de Cantagalo, Amaralina e Ribeira recebem a operação nos dias 19, 20 e 21. Na sequência, recebem a iniciativa as praias de Ipitanga, Piatã e Paciência, nos dias 26, 27 e 28, respectivamente. No dia 3 de fevereiro será a vez de Tubarão; 17 segue para São Tomé de Paripe; 18 de fevereiro para Piatã, 24 de fevereiro no Farol da Barra; e no dia 25 o projeto volta para a Ribeira.

Entre janeiro e dezembro de 2017, a Limpurb recolheu mais de 14 mil toneladas de resíduos nas praias de Salvador entre São Tomé de Paripe e Ipitanga. No verão, o órgão intensifica os trabalhos na área da Orla para garantir a limpeza e manutenção das praias. Além da pintura dos meios fios, balaustradas, limpeza dos calçadões e remoção de pichações, a empresa atua para sensibilizar a população com o cuidado que se deve ter com o resíduo produzido.

Fonte: Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Polícia Militar apreende 65kg de drogas no sul do estado

Guarnições do 15º BPM e da CIPT Rondesp Sul apreenderam 65kg de maconha e cocaína, …

Verified by MonsterInsights