Início / Destaque / Mestres de Capoeira recebem título de Guardião dos Saberes

Mestres de Capoeira recebem título de Guardião dos Saberes

Na noite de ontem (20), Dia da Consciência Negra, aconteceu na Faculdade Dom Pedro II (bairro do Comércio – Salvador), a entrega do Título Guardião dos Saberes e Memórias da Cultura Africana e Afro-Brasileira no Estado da Bahia. A honraria foi parte de uma bela homenagem a seis antigos Mestres de Capoeira, que fizeram história no Brasil e no mundo, disseminando a cultura e a arte, ensinando o que aprenderam sobre capoeira durante a vida. São eles: Mestre Felipe, do município de Santo Amaro; Mestre Pelé da Bomba, da Associação Brasileira de Capoeira Angola; Mestre Boca Rica, discípulo do Mestre Pastinha; Mestre Olavo, do bairro Santa Mônica; Mestre Nonato, de Feira de Santana; Mestre Lourinho, da Turma do Mestre Bimba.

Para receber a outorga, os mestres precisaram apresentar uma série de documentos atendendo a critérios exigidos pela faculdade. Os nomes foram selecionados pela Fecaba – Federação de Capoeira da Bahia e pela Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira através de eleições internas e análise de currículo.

A Diretora Acadêmica da Faculdade Dom Pedro II, a Dra. Cláudia Caxias prestigiou o evento e agradeceu pela oportunidade de poder participar de um momento tão importante para a história da capoeira em Salvador.

Um dos idealizadores do Título, o vereador Luiz Carlos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara Municipal de Salvador, reforçou que “a capoeira é um importante instrumento artístico e cultural que foi valorizada pelos mestres durante uma vida inteira de dedicação, fez do título Guardião dos Saberes mais que merecido”.

O deputado federal Márcio Marinho, recebeu uma placa homenageando-o pelo pioneirismo da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara Federal. Na ocasião, clamou por respeito e mais oportunidades para os negros e lembrou a trajetória dos mestres, parabenizando-os pelo recebimento do título.

Em reconhecimento pelo trabalho de inclusão social que desenvolve, ministrando aulas para crianças e adolescentes, há 22 anos na APAE Salvador, Maurício José Teixeira (Mestre Louro), recebeu uma Menção Honrosa. Além deste, a senhora Marisnalva Nascimento Machado (Mestra Nalvinha), filha do Mestre Bimba, também recebeu Menção Honrosa pelos belíssimos serviços prestados à capoeira.

Sobre Mathias Jaimes

Leia Também

Lula se mostrou nervoso e violento no RJ: ameaças e ataques ao TRF 4

A quase uma semana de ser julgado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da ...

Deixe uma resposta