Maratona Cidade de Salvador se consolida como parte do calendário de eventos

Crédito: Max Haack/Secom/PMS

A Maratona Cidade de Salvador, mesmo em sua primeira edição, já se consolidou como parte do calendário de eventos da capital baiana. A Empresa Salvador Turismo (Saltur) estima que cerca de 10 mil pessoas, entre participantes e apreciadores, tenham passado pelo Farol da Barra neste domingo (22). Foram corredores de provas de 5k, 10k, 21k, 42k, além de corrida de revezamento com equipes compostas por quatro atletas (40k / 10k cada atleta), vindos de 16 estados diferentes e de 80 municípios do interior da Bahia, que venceram os próprios limites com a energia do público torcedor.

“Tivemos, praticamente quatro meses para preparar a maratona. De certa maneira, concorremos com a Maratona Farol a Farol, realizada um mês antes, mas nada disso impediu que tivéssemos uma boa adesão. Esperávamos 3 mil participantes e nos surpreendemos com 3,5 mil. É sinal que o turismo esportivo está em alta e que a Maratona Cidade de Salvador caiu no gosto dos atletas”, disse o presidente da Saltur, Isaac Edington.

A Maratona já está inserida no calendário nacional de competições e, após avaliações técnicas, é possível que se torne também internacional. “Fizemos uma prova diferente, com situações inusitadas, como as apresentações musicais de Fred Dantas, Malê de Balê e Dj Santz. O evento foi transmitido pela TV e Redes Sociais. As pessoas correram próximo ao mar, num dia belíssimo. O nosso objetivo agora é fazer uma prova ainda mais organizada, dentro dos padrões internacionais, para atrair mais competidores de outros lugares do Brasil”, completa.

Novidades para a próxima edição já começam a ser planejadas pela Saltur e pela Federação Bahiana de Atletismo (FBA). O lançamento do evento com mais antecedência e a implantação de um percurso sem voltas, são algumas delas. “Para mim, esse foi um dos maiores eventos esportivos dos últimos tempos, que conseguiu despertar uma vocação baiana e, em particular, dos soteropolitanos, que é a de receber bem as pessoas, aliada ao gosto pelo esporte. Tudo isso transformou a maratona numa grande festa”, conta Robson Chagas, presidente da FBA.

Maratonistas de destaque participaram da competição, como Marily dos Santos, que já representou o Brasil nas Olimpíadas de 2016. Ela fez uma prova tranquila de 5k e chegou com folga, em comparação aos demais participantes do percurso. Vencedor de algumas disputas no estado, Hélio Cássio também marcou presença na competição. O gestor esportivo espera que já no próximo ano o evento seja inserido no calendário internacional de maratonas. “O medidor oficial vai realizar a avaliação técnica, mas eu acredito que temos todas as condições para entrar no calendário internacional”, finaliza.

Fonte: Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Elon Musk intensifica críticas a Alexandre de Moraes

Elon Musk acusou o ministro do STF, Alexandre de Moraes, de interferência nas eleições brasileiras …

Verified by MonsterInsights