Início / Destaque / Jovens do Nordeste de Amaralina terão curso gratuito de computação

Jovens do Nordeste de Amaralina terão curso gratuito de computação

Autonomia, consciência e empoderamento digital. Esses são alguns dos objetivos do curso de informática, que 20 jovens da comunidade Nordeste de Amaralina, começarão a participar nessa terça-feira (14/11), às 14h, no Centro Comunitário da Pituba, em Salvador. A atividade é fruto de uma parceria entre a Ong RECODE, responsável pela metodologia utilizada na formação, o IDEAS- Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ação Socioambiental-, por meio do facilitador Alexandre Rocha, Paróquia Nossa Senhora da Luz, que está cedendo o espaço e sala de informática, e CAENA- Centro Avançado de Empreendedorismo Nordeste de Amaralina, responsável pelos jovens inscritos na atividade.

Serão 4 etapas de formação: introdução do mundo digital; modelagem de aplicativos e noções de gestão de projetos; jogos de lógica e introdução à programação e aprendendo a programar. As aulas serão realizadas às terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. A primeira etapa será encerrada no dia 27 de novembro. “Essa formação pretende dar condições para que o uso da tecnologia seja algo transformador para o jovem. Um caminho para potencializar a autonomia, a criatividade e a capacidade de reprogramar a realidade”, explica André Paternostro, membro do IDEAS e voluntário do CAENA.

De acordo com frei Rogério Soares, idealizador do projeto CAENA, essa é mais uma oportunidade para os jovens do Nordeste de Amaralina descobrirem suas potencialidades. “Queremos que os jovens da comunidade possam ter acesso à tecnologia e a partir dela ter a oportunidade de transformar a sua realidade. O CAENA vê o Nordeste de Amaralina como um local rico em talentos”, afirma.

No entanto, o religioso salienta que, no momento, todas as atividades que envolvem os jovens do Nordeste de Amaralina estão sendo realizadas fora da comunidade, porque a sede do CAENA ainda não foi finalizada. “Nosso sonho é terminar o terceiro piso do prédio, localizado no Areal, para que os jovens possam usar esse espaço para os cursos e receber formação continuada sobre empreendedorismo. No entanto, dependemos de doações para concluir a obra”, explica o frei.

Sobre Mathias Jaimes

Leia Também

Preço dos alimentos registra queda recorde no ano

    Nunca os preços dos alimentos caíram tanto em um ano. Até novembro, esses ...

Deixe uma resposta